O que são Landing Pages e como usar Páginas de Captura para vendas

O que são Landing Pages e como usar Páginas de Captura para vendas

O que é uma página de captura ou Landing Page?

Páginas de conversão (ou páginas de capturas) são páginas ou sites específicos que foram criados para fins únicos e orientados a objetivos, elas foram projetadas para aumentar as conversões de anúncios online.

O marketing e a publicidade digital são altamente dependentes das páginas de conversão, pois basicamente, é para elas que seu público, ou novos visitantes estão sendo redirecionados ao clicar no link que corresponde à página de destino desejada.

Uma página de destino é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as conversões do seu site.

Se você deseja mover leads pelo funil, as páginas de destino são seu melhor amigo.

Uma excelente página de destino é livre de distrações e focada na tarefa em questão. Desde o título e a oferta, até o rodapé, todos os aspectos se concentram na conversão.

Qualquer coisa chamada de página de destino visa maximizar a conversão de visitantes em uma página ou série de páginas em uma venda.

 Normalmente, o resultado é a conversão em ação, geralmente a captura de dados onde o visitante do site preenche um formulário on-line para gerar um lead de marketing.

Imã capturando Leads

OBJETIVOS DA PÁGINA DE CONVERSÃO

Uma página de conversão tem uma meta singular. 

Embora esse objetivo possa variar entre, ingressar em uma lista de e-mails, fazer uma compra ou uma assinatura mensal etc.

A maioria dos objetivos pode ser alcançados usando um desses três estilos de página de destino:

PÁGINAS DE VENDAS.

As páginas de vendas tendem a ser usadas quando você envia tráfego pré-qualificado, para uma página de destino que vende um produto. Por exemplo, quando alguém assiste um anúncio no YouTube ou opta por uma campanha de e-mail que você está executando.

PÁGINAS DE CLIQUE.

As páginas de conversão de clique tendem a ser usadas por empresas de software ou serviços, essencialmente qualquer empresa em que a compra seja mais complicada do que simplesmente clicar em “comprar agora”.

PÁGINAS DE CAPTURA DE LEADS.

O objetivo de uma página de conversão de leads é capturar leads. Essas páginas tendem a incluir alguma forma de oferta ou recompensa em troca de compartilhar seus dados. Essas páginas podem ser usadas como páginas intermediárias.

Dicas rápidas e uteis para criar uma página de conversão eficiente:

  • Crie um título atraente
  • Faça páginas compatíveis com dispositivos móveis
  • Certifique-se de ter um design bonito
  • Use uma linguagem simples e direta
  • Crie AMPs para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. (AMP, sigla para Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português).
  • Capriche no apelo à ação.
Robô e humano trabalhando juntos.

Benefícios das páginas de captura.

As páginas de destino oferecem alguns benefícios importantes, mas um dos maiores é a capacidade de capturar leads.

Por exemplo, uma página de destino para baixar um livro eletrônico pode exigir que uma pessoa preencha um pequeno e breve formulário de contato antes de obter acesso ao e-book.

Depois que o visitante baixar, a empresa pode entrar em contato mais tarde e ver se o visitante tem alguma dúvida ou precisa de mais informações, consequentemente puxando-o para o funil de vendas.

As páginas de destino se convertem tão bem por causa de seu foco, você pode direcionar todos os pixels dessa página para levar o visitante a executar a ação desejada sem distrações.

O objetivo de uma página de destino não é obter o máximo de tráfego possível, mas sim atrair visitantes com maior possibilidade de conversão, isso significa que eles estão fazendo uma compra ou entregando informações de contato em troca de um desconto ou de uma utilidade (brinde).

Porém, antes de começar a direcionar visitantes para suas páginas de destino, você precisa primeiro saber quem é seu público-alvo e porque eles desejam participar dessa ação.

O estudo de “persona” pode auxiliar nesta tarefa.

Concluindo…

Portanto chegamos à conclusão de que o tráfego certo é o tráfego de pessoas interessadas no que você tem a dizer e a oferecer, elas querem gastar tempo no seu site e consumir seu conteúdo, desejam fazer seus downloads e saber sobre novas ofertas.

Com isso, claramente podemos perceber que as páginas de destino são fundamentais na estratégia de marketing, pois quanto mais páginas de destino otimizadas você tiver, melhor será sua taxa de conversão.

Como usar Páginas de Captura para vendas

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Conversão. Você já deve ter ouvido esse termo, em uma conversa qualquer sobre marketing digital, não é mesmo? Afinal de contas, é disso que se trata a maioria das estratégias digitais, hoje em dia: transformar seus visitantes em clientes.

E uma das mais eficazes técnicas é, ainda, uma das menos exploradas, sabia? Estamos falando das landing pages, que são tão objetivas nesse sentido, a ponto de serem conhecidas, aqui no Brasil, como página de captura ou até mesmo como página de conversão.

Quer entender um pouquinho mais a respeito das páginas de conversão, e como elas podem ajudar o seu negócio a prosperar ainda mais? Confira aqui, no post de hoje!

O que são landing pages?

Diferentemente das home pages, a página de captura oferece um direcionamento muito mais preciso e alinhado com o seu objetivo, uma vez que elas são criadas com poucos links, com foco total na conversão.

Existem, inclusive, dois tipos conhecidos de conversão de clientes:

Conversão direta

Esse tipo de conversão ocorre quando o cliente toma a iniciativa e acessa uma determinada landing Page.

Um exemplo que pode ilustrar isso claramente: quando o cliente solicita um orçamento a partir de um formulário do seu site ou, ainda, quando os usuários acessam o seu site e realizam a assinatura ou cadastro do seu serviço na web:

exemplo-landing-page-2

Conversão indireta

A landing Page, quando trabalha em uma conversão indireta, ocorre de maneira gradual, e não imediata.

É o caso, por exemplo, do fornecimento de informações pessoais do cliente em potencial para adquirir um conteúdo ou serviço gratuito (como consultorias grátis ou mesmo um e-book):

exemplo-landing-page-1

A grande sacada da conversão indireta está, justamente, em fisgar o cliente, ainda que ele não esteja no momento adequado para se tornar um cliente, mas que pode necessitar dos seus serviços futuramente.

Como aplicar a landing page no meu negócio?

Tendo-se em mente a jornada do cliente, ou seja: o momento de compra em que ele se encontra, a landing page pode ser aplicada de diferentes maneiras, no seu negócio. Como, por exemplo:

  • Topo do funil: pode-se fazer o cadastro de leads a partir de curiosidades a respeito da área de atuação da sua empresa;
  • Meio do funil: aqui, o cadastro de leads pode ser criado a partir do interesse que o público-alvo já possui nos seus produtos ou serviços oferecidos;
  • Fundo do funil: por fim, quando o público-alvo já conhece as suas soluções e querem “provar” os seus produtos ou serviços, ou mesmo entrar em contato, diretamente, com um vendedor.

Na prática, isso pode ser aplicado de diferentes maneiras. Vamos ver quais são?

Na segmentação de ofertas

Para garantir que as suas principais ofertas atinjam o público mais qualificado possível, é possível segmentá-las. Assim, você consegue criar uma página de conversão específica para cada um deles.

Na segmentação da sua audiência

Caso você possui mais de um perfil de consumidor, mas que todos convergem para o mesmo produto, por exemplo, convém criar landing pages atraentes para cada um deles.

Dessa maneira, a sua taxa de conversão pode ser ainda maior, considerando que você vai impactar o público certo, e da maneira mais adequada.

Para criar expectativa no público-alvo

Uma landing page eficiente pode servir, também, como chamariz para gerar expectativa no seu público-alvo, sabia?

Dessa maneira, a empresa consegue obter o cadastro de diversos clientes em potencial interessados no lançamento desse produto ou serviço.

Para direcionar os visitantes para a página desejada

Ao clicar em um link patrocinado (no Google Adwords ou no Facebook Ads), o seu cliente não quer ir para uma página qualquer, ou mesmo para a sua home Page: ele quer ser direcionado para a oferta que o fez clicar nesse link.

E, com uma página de captura, há grandes chances de tornar o anúncio ainda mais eficiente. Afinal de contas, o investimento em links patrocinados deve ser o mais assertivo possível, sem margem para erros, certo?

Conheça os benefícios de uma landing page

E então, o que achou das vantagens de uma landing page, e o que ela pode fazer pelo seu negócio?

Com um conteúdo qualificado e outras estratégias de marketing digital aplicadas em aliança às páginas de conversão, você dará um importante passo rumo aos seus objetivos!


Espero que nosso conteúdo tenha sido valioso para você. Fique à vontade para utilizá-lo para consultas futuras.

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Até a próxima!


Este post foi originalmente publicado em setembro de 2017 e foi atualizado para conter informações mais completas e precisas com a colaboração da redatora Nayara Souza.

fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/trabalhar-em-casa/

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