Conversão. Você já deve ter ouvido esse termo, em uma conversa qualquer sobre marketing digital, não é mesmo? Afinal de contas, é disso que se trata a maioria das estratégias digitais, hoje em dia: transformar seus visitantes em clientes.
E uma das mais eficazes técnicas é, ainda, uma das menos exploradas, sabia? Estamos falando das landing pages, que são tão objetivas nesse sentido, a ponto de serem conhecidas, aqui no Brasil, como página de captura ou até mesmo como página de conversão.
Quer entender um pouquinho mais a respeito das páginas de conversão, e como elas podem ajudar o seu negócio a prosperar ainda mais? Confira aqui, no post de hoje!
O que são landing pages?
Diferentemente das home pages, a página de captura oferece um direcionamento muito mais preciso e alinhado com o seu objetivo, uma vez que elas são criadas com poucos links, com foco total na conversão.
Existem, inclusive, dois tipos conhecidos de conversão de clientes:
Conversão direta
Esse tipo de conversão ocorre quando o cliente toma a iniciativa e acessa uma determinada landing Page.
Um exemplo que pode ilustrar isso claramente: quando o cliente solicita um orçamento a partir de um formulário do seu site ou, ainda, quando os usuários acessam o seu site e realizam a assinatura ou cadastro do seu serviço na web:
Conversão indireta
A landing Page, quando trabalha em uma conversão indireta, ocorre de maneira gradual, e não imediata.
É o caso, por exemplo, do fornecimento de informações pessoais do cliente em potencial para adquirir um conteúdo ou serviço gratuito (como consultorias grátis ou mesmo um e-book):
A grande sacada da conversão indireta está, justamente, em fisgar o cliente, ainda que ele não esteja no momento adequado para se tornar um cliente, mas que pode necessitar dos seus serviços futuramente.
Como aplicar a landing page no meu negócio?
Tendo-se em mente a jornada do cliente, ou seja: o momento de compra em que ele se encontra, a landing page pode ser aplicada de diferentes maneiras, no seu negócio. Como, por exemplo:
- Topo do funil: pode-se fazer o cadastro de leads a partir de curiosidades a respeito da área de atuação da sua empresa;
- Meio do funil: aqui, o cadastro de leads pode ser criado a partir do interesse que o público-alvo já possui nos seus produtos ou serviços oferecidos;
- Fundo do funil: por fim, quando o público-alvo já conhece as suas soluções e querem “provar” os seus produtos ou serviços, ou mesmo entrar em contato, diretamente, com um vendedor.
Na prática, isso pode ser aplicado de diferentes maneiras. Vamos ver quais são?
Na segmentação de ofertas
Para garantir que as suas principais ofertas atinjam o público mais qualificado possível, é possível segmentá-las. Assim, você consegue criar uma página de conversão específica para cada um deles.
Na segmentação da sua audiência
Caso você possui mais de um perfil de consumidor, mas que todos convergem para o mesmo produto, por exemplo, convém criar landing pages atraentes para cada um deles.
Dessa maneira, a sua taxa de conversão pode ser ainda maior, considerando que você vai impactar o público certo, e da maneira mais adequada.
Para criar expectativa no público-alvo
Uma landing page eficiente pode servir, também, como chamariz para gerar expectativa no seu público-alvo, sabia?
Dessa maneira, a empresa consegue obter o cadastro de diversos clientes em potencial interessados no lançamento desse produto ou serviço.
Para direcionar os visitantes para a página desejada
Ao clicar em um link patrocinado (no Google Adwords ou no Facebook Ads), o seu cliente não quer ir para uma página qualquer, ou mesmo para a sua home Page: ele quer ser direcionado para a oferta que o fez clicar nesse link.
E, com uma página de captura, há grandes chances de tornar o anúncio ainda mais eficiente. Afinal de contas, o investimento em links patrocinados deve ser o mais assertivo possível, sem margem para erros, certo?
Conheça os benefícios de uma landing page
E então, o que achou das vantagens de uma landing page, e o que ela pode fazer pelo seu negócio?
Com um conteúdo qualificado e outras estratégias de marketing digital aplicadas em aliança às páginas de conversão, você dará um importante passo rumo aos seus objetivos!